Pesquisar neste blog

terça-feira, 25 de novembro de 2008

[Meu] Discurso da Ética

Sob o prisma metafísico, a ética existe antes daqueles q a denominaram.
As lições sobre a moral [que é a mesma coisa que "ética", etmologicamente falando] vêm sendo passadas para nós pelos grandes mestres. Os 10 mandamentos, por exemplo, o que é se não uma lição de ética?
O problema é que o homem tem que se meter em tudo. E acabamos por aprender uma ética profana, ou seja, criada pelo homem. O clero tinha q cortar o segundo mandamento, pois não lhe era conveniente e, com isso, ficaram 9. "Mas 9? Fica feio e todo mundo sabe q são 10." - "Ótimo, vamos dividir o 9º ficam 10 denovo! =] ".
Ser ético é complicado. Mas muito mais vantajoso.
Se vc não for um profissional ético, sua concorrência será mto maior. Se vc não for um companheiro ético, vc terá concorrência.
Agora, se vc for um profissional correto q não passa ninguém pra trás. Todos se lembrarão de vc.
E se fores um companheiro ético, o seu marido ou mulher não terá razões pra querer te abandonar. [E, obviamente, não falo só de traição]
E isso se aplica à todas as áreas.
Quanto mais ético, maior seu magnetismo com as coisas que vc deseja.

Tenho problemas sim pra me manter ético. Cortar caminho e chegar mais rápido é mto tentador. Mas aí entra a história de q 'o q vem fácil, vai fácil.'
Eu policio cada hora do meu dia. E quando algo passa despercebido, acaba caindo na minha rede no fim do dia. Quando paro pra analisar tudo q eu fiz q possa ter sido contra a ética.
Acreditem, se desgarrar da maioria não é fácil. De fato, eu sofro mto. Mas tenho fé que cada atitude que eu tenho pra incrementar minha moral vai ser recompensada...nem q seja na lembrança das pessoas: "Aquele cara era muito justo. Com ele, com os amigos, familiares, desconhecidos e inimigos...Se o mundo tivesse mais pessoas como ele, estaríamos no paraíso".
Esta é uma das minhas muitas metas...

Tb já perdi mtas batalhas por causa da minha ética. Mas com certeza preferi assim. Pq dormi mais tranquilo, em paz com a minha consciência. Não pisei nos ombros de ninguém pra ter o q tenho. Tudo q eu conquistei com ética...é e sempre será meu. E o q eu não conquistei, de fato, aprendi...e, com certeza, aumentei meu auto-respeito...e até o respeito de quem me viu batalhar eticamente.

Em tempo: O sono da ética é, e sempre foi, muito mais gostoso.

3 comentários:

Unknown disse...

Eu tb tenho problemas pra me manter ética. Ainda mais qdo me formei em alguns cursos de saúde. Repeti ética profissional 2 vezes...

Unknown disse...

Concordo com vc, plenamente! E quando agimos com ética na nossa vida, no nosso cotidiano, dormimos muito mais tranqüilos e com nossa consciência muito mais leve. Embora, tenhamos a oportunidade de subir em ombros alheios para ficarmos no alto.

Nath :) disse...

E onde vc quer chegar com tudo isso?